Doença Celíaca

O que é doença celíaca?
A doença celíaca ainda é uma doença pouco conhecida e divulgada, de difícil de diagnóstico devido aos seus diferentes sintomas, podendo ser até mesmo assintomática. É uma doença autoimune, causada pela alergia ao glúten e que ataca as vilosidades do intestino delgado. As vilosidades são como bracinhos que ajudam na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Quando a pessoa é celíaca e ingere glúten, o organismo desencadeia uma reação alérgica que ataca essas vilosidades, fazendo com que elas fiquem danificadas e atrofiadas, impedindo que os nutrientes sejam absorvidos corretamente. Geralmente a doença aparece na infância, mas pode se manifestar em qualquer idade nas pessoas predispostas, inclusive em adultos e idosos.

O que é glúten?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada e Malte (sub-produto da cevada). O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto a dieta deve ser seguida à risca.

Quais são os sintomas?

Os sintomas já relatados foram os mais variados. Os mais comuns são diarréia, inchaço, dores abdominais, enjôo, vômitos, etc., porém também há outros tipos de manifestações, como anemia, cansaço, queda de cabelo, unhas enfraquecidas, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa. Ainda há a forma assintomática da doença, onde o paciente não apresenta nenhum dos sintomas descritos, mas sofrerá as consequências da mesma maneira caso a doença não seja tratada.


Sensibilidade não celíaca

Antigamente doença celíaca e sensibilidade não celíaca eram termos usados como sinônimos, porém hoje em dia isso não é mais aceito, visto que diversos estudos mostram que pessoas que não possuem doença celíaca podem ter sensibilidade ao glúten.

Postagens populares

Curta!