Receita simples e prática de cuca #SG #SL

23:58


Oi gente! Eu sumi do blog porque final de semestre é sempre uma correria. Muitos trabalhos e provas na faculdade. Mas pra compensar eu voltei com uma receita maravilhosa de cuca. Super simples, rápida e prática de se fazer. Eu sempre passo ela pra pessoas recém diagnosticadas e/ou mesmo pra quem não tem muita habilidade na cozinha e elas sempre me dão um feedback positivo: conseguem fazer e adoram! Tanto que eu aprendi essa receita em 2013 e uso até hoje, de tão prática. Ela só demora um pouquinho pra assar, mas vale a pena. Segue a receita:

Ingredientes:

- 2 ovos
- 1 xic de açúcar
- 1 xic de óleo
- 1 xic de leite sem lactose
- 1 xic de farinha de arroz
- 1 xic de polvilho doce
- 1 xic de amido de milho
- 1 colher de sopa meio cheia de fermento químico.
- Meia colher de cafezinho de goma xantana (opcional)
- Chocolate ou banana ou seu ingrediente preferido para o recheio.

Obs.: a xícara usada é aquela pequena de vidro, escurinha (ou clarinha haha) que todo mundo tem em casa! :p

Ingredientes para a farofa:

- 5 colheres de açúcar mascavo (ou cristal, se preferir)
- 4 colheres de farinha de arroz
- 1 colher bem cheia de margarina (uso vegetal)
- Canela à gosto

Modo de preparo da massa:

Coloque os ingredientes líquidos no liquidificador, bata um pouco, acrescente as farinhas aos poucos. Depois de tudo bem misturado acrescente o fermento químico, bata um pouquinho, caso queira, adicione a goma xantana e bata mais um pouquinho só pra misturar (5 segundos). Despeje em uma forma untada com óleo toda a massa. Largue a cobertura desejada por cima (adoro fazer de chocolate ou banana – ou os dois juntos).

Modo de preparo da farofa:

Coloque todos os ingredientes num bowl (farinha de arroz, açúcar, margarina e canela) e vá amassando com as pontas dos dedos, sem esfregar, apenas apertando e soltando, para que fique uma farofinha. Largue por cima de tudo. Forno pré-aquecido a 190ºC, assar durante 45 minutos aproximadamente. Faça o teste do palito, se sair limpo, está pronta!


Dicas: Sempre que possível eu opto pelo açúcar mascavo orgânico, e nessa cuca fica uma delícia. Ela fica douradinha, assim como a farofa. Você pode trocar o amido de milho por fécula de batata e o leite de vaca zero lactose por leite de arroz, ou de amêndoas. Eu gosto de acrescentar sempre alguma fibra, então adiciono duas colheres de sopa de amaranto em flocos! É super saudável e não modifica o gosto.

Esse é o registro da primeira vez que eu fiz essa cuca. Pensa na felicidade da pessoa por a receita ter dado certo! Fazia sempre de banana, até ter a brilhante ideia de usar chocolate *-*

Dúvidas ou sugestões deixe nos comentários ou me escreva um e-mail! Vou adorar ajudar.

You Might Also Like

0 comentários

Postagens populares

Curta!