Produtos industrializados e contaminação cruzada

21:52

LEI FEDERAL nº 10.674 – 16/05/2003 – CONTÉM GLÚTEN ou NÃO CONTÉM GLÚTEN

A gente sabe bem que produtos industrializados ultraprocessados não fazem bem para nossa saúde. Mas produtos industrializados básicos como farinhas, polvilhos, lentilha e até mesmo arroz e feijão são produtos levemente processados e que fazem parte da nossa alimentação básica. Eles também passam pela indústria, durante a seleção e o embalamento. E é aí que mora o perigo. Algumas pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre doença celíaca acham engraçado: “Nossa, informação sobre glúten até na água!!” Sim, até na água. E informação de extrema importância essa que é exigência por lei em nosso país, o que não acontece da mesma maneira em muitos outros. E a lei é clara: Todos os alimentos industrializados devem trazer em seu rótulo, obrigatoriamente, as inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”, conforme o caso. Contaminação cruzada é algo sério e que prejudica o organismo do celíaco tanto quanto a ingestão direta de glúten. Não se engane: mesmo nas contaminações assintomáticas o organismo sofre as consequências.

LENDO RÓTULOS

Uma das tarefas mais importantes que o celíaco precisa exercitar após o diagnóstico é aprender a ler/analisar rótulos. Muitas empresas ainda não tem o conhecimento sobre contaminação cruzada e não rotulam corretamente seus produtos. Quando uma farinha de milho, por exemplo, é manipulada/embalada perto ou na mesma máquina que a farinha de trigo (ou derivados) ela passa a ser um produto contaminado e deve descrever no rótulo como “CONTÉM GLÚTEN” e não como “pode conter traços de glúten”. Caso o fabricante não tenha certeza/não queira fazer testes laboratoriais para confirmar a presença ou não do glúten ele deve informar que o produto contém glúten, pois a empresa carrega uma grande responsabilidade quando se trata da saúde do consumidor. Uma frase bacana que eu já vi em diversos produtos e extremamente informativa é a seguinte: “CONTÉM GLÚTEN. Produto naturalmente sem glúten, porém processado em equipamentos que embalam alimentos com glúten”. Ou algo similar. Veja o exemplo:


 LISTA DE PRODUTOS CONFIÁVEIS

Quando vamos às compras percebemos que os produtos confiáveis destinados à celíacos costumam ter um valor maior do que produtos “normais”. Podemos optar por comprar um achocolatado comum, por exemplo, que leva a inscrição de “não contém glúten”, mas que não sabemos de fato como foi manipulado/embalado e se ocorreu ou não contaminação, ou podemos optar por levar um produto um pouco mais caro (na maioria das vezes) destinado à celíacos que temos 100% de certeza que foi manipulado corretamente. O que devemos fazer tanto para nossa segurança quanto para cobrar o fornecimento correto desse tipo de informação das empresas é entrar em contato com elas através do SAC, seja por fanpage, telefone ou e-mail. Este último eu considero melhor, pois temos uma posição mais formal da empresa e que servirá como prova da informação fornecida. Podemos utilizar o print/screenshot para divulgar as respostas obtidas nos grupos do facebook também.
Aos poucos vamos descobrindo marcas/empresas/produtos confiáveis que podemos consumir com segurança. Entre em contato com as empresas, esclareça suas dúvidas, pergunte como o produto é manipulado, como é embalado e, a partir daí acrescente ou risque o produto da sua lista. Literalmente! O ideal é fazer uma lista dos produtos que você pode consumir/sabe que são seguros para facilitar suas compras e de sua família (caso não more sozinho(a)).

LIDANDO COM FAMILIARES E AMIGOS

No começo foi um pouco difícil aqui em casa. Meus pais não entendiam muito bem essa questão de contaminação cruzada. Não aceitavam muito bem que o glúten era "invisível" e que poderia estar em todo o lugar. "Se é de milho não tem glúten, ora" - eles diziam. Compravam sempre sem ler o rótulo. Até começarem a achar produtos que tinham a descrição que eu citei acima (processado em máquidas que processam alimentos com glúten), só aí que começaram a prestar atenção nos rótulos (que nem sempre são confiáveis).
O que pode acontecer também e já aconteceu algumas vezes comigo, inclusive, é algum familiar ou amigo, com a melhor das intenções comprar um alimento para você. “Olha, fulano, eu li tudinho e diz que não contém glúten, você pode comer!!!”  Mas você já sabe/viu em algum grupo que aquele produto sofre contaminação na indústria. Como lidar? Se for alguém que você não vê com muita frequência, que sabe que não vai acontecer a mesma situação tão cedo, eu diria para sorrir e agradecer (e não comer, claro!) afinal, a pessoa fez aquele gesto com a melhor das intenções. Caso seja alguém próximo, eu diria para explicar que muitas vezes as empresas não rotulam corretamente os produtos e que você não pode comer algo sem ter 100% de certeza que é sem glúten, questão de saúde. Quando são os pais eu só digo “IIH, esse não posso, tem contaminação!!!” E eles já sabem... Aliás, eles fizeram isso tantas vezes que hoje em dia já sabem o que pode ou não, e se não sabem eu ajudo. Claro que essa é a MINHA opinião. Você pode optar por explicar tudo corretamente, a pessoa sendo próxima ou não. O que não pode é comer sem a certeza de que é seguro.

Na dúvida, não coma!

You Might Also Like

0 comentários

Postagens populares

Curta!