Descobrindo a celíaca - os primeiros passos

21:36

POR ONDE COMEÇAR?

Antes de iniciar qualquer dieta é muito importante que o diagnóstico seja feito corretamente. Amostras sorológicas, apesar de precisas, não são o suficiente para a conclusão do resultado. O diagnóstico deverá ser confirmado por biópsia do intestino delgado com a coleta de, no mínimo, seis fragmentos. Muitas vezes as pessoas buscam ajuda médica com queixas após a ingestão de alimentos com glúten e os profissionais orientam a retirada da proteína sem a realização de qualquer exame. Apesar da melhora que o paciente na maioria das vezes apresenta, isso faz com que a situação se complique, pois sem um diagnóstico adequado o paciente não fará o tratamento correto e, mais tarde, caso queira realizar a biópsia terá que voltar a ingerir glúten, passando por um período extremamente desconfortante. Não se inicia qualquer tipo de dieta sem orientação de um profissional e sem a realização dos devidos exames. Caso o paciente realize os exames após ter retirado o glúten os resultados podem dar um falso negativo. Lembrando que a doença celíaca é genética. Uma vez que se descobre ela, os parentes mais próximos (pai, mãe e irmãos) também devem realizar os exames. 


ACEITANDO A DOENÇA CELÍACA

O primeiro passo para uma vida melhor é aceitar a doença celíaca. Até o momento ela não tem cura, o único tratamento é a dieta isenta de glúten pro resto da vida. Só agora, após quase 3 anos de dieta, muito aprendizado e descoberta que eu vivo FELIZ com isso, pois os produtos no mercado e todas as técnicas de cozinha que eu aprendi até hoje me possibilitam comer de TUDO de forma segura e saudável. Não existe mais isso de "coitadinha, ela não pode comer pastel, bolo, torta, bolacha recheada..." Hoje em dia podemos SIM comer tudo isso e muito mais! Você precisa aceitar e se comprometer em seguir a dieta sem glúten para o resto de sua vida. Não tente encontrar desculpas para não seguir o tratamento. Os ajustes precisarão ser feitos e sua família precisará se adaptar, gostando ou não.

COMO É O TRATAMENTO?

Após a conclusão do resultado, sendo celíaca, a pessoa deverá excluir TOTALMENTE o glúten da alimentação pro resto da vida. No começo será muito difícil, tudo vai parecer muito complicado. A adaptação não é fácil, mas tudo é questão de costume. As pessoas tem tendência a fazer as coisas sempre da mesma maneira e mudanças na rotina costumam causar desconforto e irritabilidade. Uma mudança tão drástica na alimentação não é fácil de aceitar de uma hora pra outra. Porém, a dieta sem glúten é o único tratamento e caso a pessoa não o siga corre o risco de desenvolver doenças secundárias como doenças de tireóide, fígado, rins, pele, anemia, osteoporose, e até câncer. Fora todo o desconforto que os celíacos sintomáticos sentem ao ingerir glúten. Aceite. É o seu corpo, a sua saúde e a sua vida. Você não pode mudar o diagnóstico e não há cura. Você vai se sentir muito melhor e tudo valerá a pena.




FOQUE NOS ALIMENTOS NATURALMENTE SEM GLÚTEN

Quando eu fui diagnosticada nunca tinha feito um pão caseiro "normal", quem dirá saberia fazer um sem glúten. Os prontos eram caríssimos (e ainda são) então eu abasteci a geladeira/dispensa de alimentos naturalmente sem glúten (e provenientes de fontes seguras). Arroz, feijão, carnes, tomate, cenoura, alface, beterraba, mandioca, banana, maçã, abacate, pera, caqui, morango, manga, nada disso tem glúten. É normal focarmos primeiro no que não poderemos mais comer. Ah, aquele pastel, aquele enroladinho, aquele cachorro-quente. Não pense nisso agora, pois logo você estará comendo tudo isso novamente, porém sem agredir a sua saúde.

DESCUBRA O QUE TEM GLÚTEN E ONDE ELE PODE SE ESCONDER

O glúten é uma proteína elástica, como uma cola, por isso os pães franceses ficam tão bons com ele. Glúten é ótimo para pães e massas. Mas não para celíacos, ou pessoas sensíveis ao glúten. (Leia mais sobre sensibilidade não celíaca aqui). Tome muito cuidado com os produtos industrializados de marcas que possuem alimentos com glúten em sua linha, pois pode haver contaminação cruzada no momento da fabricação, tornando o produto contaminado e inapto para celíacos. Muitas empresas não tem esse conhecimento ainda, rotulando alimentos contaminados como alimentos 'sem glúten'. O glúten pode estar presente em medicamentos, cosméticos e maquiagens.

O QUE É CONTAMINAÇÃO CRUZADA?

Sabe a toalha de mesa que você e sua família colocam para o café da manhã? Você terá que ter uma só sua. Sabe a margarina? A geléia? O pote de açúcar que vai para a mesa? Você vai precisar ter essas coisas separadas só pra você. O ideal seria que seus familiares retirassem totalmente o glúten da casa, mas como isso muitas vezes não é possível, é necessário um cuidado triplicado para que não haja contaminação na sua comida. Aqui em casa optamos por eliminar o glúten de todas as refeições, com exceção do café da manhã, no qual meus pais ainda comem o pão "normal". Mas pense comigo: a pessoa está comendo seu pão com glúten, de repente lembra que esqueceu da margarina, vai até a geladeira com a mão "suja" de glúten, volta, de repente pega no pano de prato, no puxador do armário... E assim por diante. O glúten pra nós é uma coisa "suja" que contamina, já pra elas não... Até que todos se acostumem a lavar as mãos o tempo inteiro, a não tocar em outros objetos enquanto comem glúten, leva tempo. O forno também não pode ser compartilhado para assar bolos e pães com glúten. É imprescindível que a farinha de trigo seja retirada da cozinha da casa de um celíaco, pois o pó da farinha de trigo pode ficar no ar mesmo após 24 horas depois de usá-la. Não utilize a mesma fritadeira para produtos com e sem glúten, pois o óleo fica contaminado. É isso que acontece nos restaurantes, normalmente eles utilizam apenas uma fritadeira, onde são fritos alimentos empanados com farinha de trigo, nuggets, contaminando alimentos sem glúten como batatas fritas. Por experiência própria (eu trabalhei em cozinha de restaurante por um ano) é IMPOSSÍVEL - e eu digo isso com todas as letras - não haver contaminação cruzada dentro de uma cozinha que ofereça alimentos com glúten onde os funcionários não sejam treinados para receber celíacos. Ainda mais se houver a manipulação de farinha de trigo. Eles podem utilizar a água fervida da massa pra cozinhar legumes. Ou a mesma panela para cozinhar o arroz (sem lavar, para dar menos trabalho). As tábuas são utilizadas para cortar o pão e, logo em seguida a cenoura. Um dos auxiliares está comendo uma bolachinha e deixando cair farelo na bancada (ou sobre os alimentos - sim, isso acontece!). As facas são compartilhadas. Entre infinitas possibilidades. Então mesmo que você vá só comer um arroz, uma salada e uma carne grelhada, não se engane: tem glúten escondido ali. Leia mais sobre o assunto 
aqui.

ENCONTRE PESSOAS NA MESMA SITUAÇÃO

Eu lembro que foi nos sites da Acelbra e nos grupos do facebook que eu encontrei minhas primeiras receitas. Muitas que eu adaptei e uso até hoje. Você pode até se sentir um viciado entrando em grupos de ajuda, mas é isso mesmo. Largar o glúten é como largar um vício e a vontade de comer aquela pizza da tele-entrega vai ser muito, muito grande. Lá você encontra pessoas na mesma situação. Eles também sentem falta de pão francês. Também têm dificuldade em acertar receitas e também gostariam de poder comer fora sem se preocupar com contaminação cruzada. Lá você vai encontrar lugares onde isso é possível. Nos grupos as pessoas compartilham muitas informações úteis que vão lhe ajudar a viver melhor.

DESCUBRA-SE UM VERDADEIRO CHEF!

Se você já gosta de cozinhar, testar novas receitas será uma experiência divertida. A panificação sem glúten exige muita técnica e domínio, por isso não comece pelos pães. Tente algo mais fácil no início. Bolinhos de batata (substituindo a farinha por amido de milho), bolo de cenoura (há várias receitas simples), lasanhas de legumes como beringela e abobrinha, diversos tipos de salada... Uma alimentação equilibrada e saudável não exige muito esforço. Carnes não têm glúten, assim como frutas, verduras e legumes. Se você não gosta da cozinha, permita-se experimentar. Cozinhar pode ser uma terapia! Será complicado comer na casa de parentes e amigos, pois mesmo que eles queiram lhe oferecer algo seguro eles dificilmente saberão sobre contaminação cruzada e como - sem querer - podem estar arruinando o arroz ao cortar a cebola numa tábua suja com migalhas de pão. Acaba se tornando mais fácil manter as relações convidando as pessoas para virem até sua casa, só assim você terá certeza que a refeição será segura.

EXERCITE SUA PACIÊNCIA

Além da paciência em aceitar as mudanças, em aceitar a realidade, tenha paciência com as pessoas. Algumas podem até querer te ajudar, mas muitas irão dizer que é bobagem. Que "se antes comia como agora não pode comer mais?"; que "é frescura", que "antigamente não tinha essas coisas" e "que você não vai morrer por comer um pedacinho de torta". E isso é ignorância, infelizmente. Falta de conhecimento sobre o assunto. Eu tenho uma opinião que ninguém é obrigado a saber sobre tudo. Ninguém é obrigado a conhecer a doença celíaca, saber o que é glúten. Mas se você não sabe sobre o assunto, não opine, não forme um preconceito e, principalmente, não fale bobagem. Você irá ouvir muita bobagem. As vezes é interessante explicar pra pessoa um pouquinho sobre a doença, mas nem sempre ela estará disposta a ouvir, então as vezes é melhor apenas ignorar certos comentários maldosos. Além disso, você se pegará muitas vezes sendo o centro das atenções em reuniões de amigos, almoços e jantares em família. As pessoas são curiosas e elas vão lhe perguntar o que acontece quando você come glúten: "O que você sente?" "Mas não pode nem um pedacinho?" "Quando você descobriu?" "Você nasceu assim?" "E isso tem cura?"... Acredite, tenha paciência, pois daqui pra frente você responderá essas questões (e muitas outras) inúmeras vezes. Dá até vontade de gravar e só apertar o play quando os questionamentos começarem! hahaha.

Brincadeiras a parte, a doença celíaca precisa ser levada muito a sério. O suporte de parentes e amigos é essencial e os cuidados devem ser tomados para o resto da vida. Apenas aceite e seja feliz!

You Might Also Like

0 comentários

Postagens populares

Curta!